21 dezembro 2016

Prepare-se para uma jornada do consumidor cada vez mais visual

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Em seu último artigo do ano para o ExchangeWire Brasil, Edmardo Galli, CEO da IgnitionOne no Brasil, reflete sobre o crescente desafio das marcas para capturar a atenção dos consumidores, já que as pessoas leem cada vez menos. Mas esse está longe de ser o fim: nunca se consumiu tanto conteúdo, e quanto menos palavras e mais visual, melhor. Bem-vindo à jornada visual do consumidor!

Se você se pergunta se alguém ainda lê alguma coisa, você não está sozinho. E a resposta nós dois sabemos: muito, muito pouco. Essa é uma realidade que não pode ser mais ignorada. As pessoas pouco consomem os livros que compram, o que teoricamente é do interesse delas, imagine você um artigo de centenas de palavras, ou mesmo um banner com muito texto, durante sua navegação.

Uma pesquisa do Hubspot indicou que um conteúdo colorido visualmente aumenta a vontade do consumidor de ler em 80%, enquanto um conteúdo com imagens relevantes tem 94% mais visualizações do que os que não possuem uma. O que isso só confirma é que agora temos que considerar uma “jornada visual” do consumidor, onde as imagens são o ponto chave. Estamos na era do “mostre, não conte”. Quanto menos palavras e mais visual, melhor.

Outro grande sinal disso é o aumento da popularidade do termo “snackable” (algo como “lanchavel”, em tradução livre) no último ano. O termo diz respeito a conteúdos que podem ser lidos, vistos ou até engajados de maneira rápida e fácil. Curtos vídeos de aplicativos como Snapchat e as histórias do Instagram são ótimos exemplos disso.

Por falar em vídeo, ainda há alguma dúvida da relação entre essa tendência e o fato dos conteúdos em vídeo estarem mais populares do que nunca? Vídeos são extremamente fáceis de digerir, basta apertar um botão e assistir. Não requer o esforço da leitura, e muito menos o tempo que ela demanda.

Além dos vídeos, outro tipo de conteúdo que, comprovadamente, funciona muito bem são os infográficos. Também de acordo com o Hubspot, infográficos são curtidos e compartilhados 3 vezes mais em mídias sociais do que qualquer outro tipo de conteúdo. Não são números a serem ignorados. Além disso, um infográfico interativo tem muito mais potencial para reter a atenção por tempo suficiente para que os consumidores compreendam a mensagem e motive-os a compartilhá-la com outros.

Por isso mesmo, não me estenderei mais aqui. Um artigo muito maior do que esse, com certeza não passará no atual crivo imediatista. Portanto, resumo tudo em duas palavras: VÍDEO E INFOGRÁFICO!

Publicado originalmente no ExchangeWire

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