04 abril 2018

Quatro dicas para ter sucesso no marketing digital

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Concessionárias têm muitos recursos para melhorar a performance on-line

A corrida para se tornar a maior concessionária em vendas de todo o mundo (ou pelo menos em sua região) está cada vez mais acirrada. Dito de outra maneira, nunca foi tão importante encontrar novas maneiras de avançar e vender mais carros. E o marketing digital pode ajudar.
Br/> Não se trata de nenhuma novidade, mas o fato é que o marketing digital mudou muito nos últimos anos. Confira abaixo algumas táticas que podem ser implantadas em uma estratégia de digital coesa e eficiente.

SEARCH ENGINE OPTIMIZATION (SEO)

 

Figurar entre os primeiros resultados dos sites de busca, destacadamente no Google, é um sonho de muitas marcas. Nesse sentido, um aliado fundamental é o chamado SEO (Search Engine Optimization), conjuntos de técnicas e estratégias que atuam para melhorar o posicionamento de um site nas páginas dos buscadores, sem ter de investir em patrocínio (busca orgânica). O SEO fornece elementos que auxiliam na construção do rank de uma determinada página. Quanto maior for o rank de um site, maiores as chances de ele figurar organicamente entre os resultados de busca e, por consequência, maior as chances de um produto ou serviço vender mais. Por isso, é fundamental para o sucesso do negócio uma boa estratégia de SEO.

Um projeto eficiente de SEO deve começar pela análise dos objetivos a serem alcançados que irão definir o que precisa ser feito (necessidades) e a estratégia a ser aplicada. Em seguida, são realizadas pesquisas para identificar os hábitos dos usuários que se pretende atingir. O conjunto dessas informações é que ajudará a determinar as palavras-chave e a estrutura necessária para a otimização do site, e é feita a implementação do SEO. Por fim, faz-se o monitoramento, em que o profissional de marketing acompanha os resultados e a eficiência da estratégia aplicada, fazendo ajustes caso necessário.

LEAD NURTURING

 

O termo parece ser complicado, mas a técnica é simples. Algumas vezes, as pessoas que leem o conteúdo de uma marca podem não estar prontas para comprar um veículo. Mas isso não significa que a conversão não possa ocorrer em um segundo momento, mais propício. É aí que entra o lead nurturing que, por meio de um conjunto de técnicas avançadas, maximiza as potencialidades do banco de dados de clientes, ao identificar aqueles com potencial de conversão futura e criando um fluxo de comunicação com eles – e-mail marketing, por exemplo – para mantê-lo em contato com o veículo desejado, estimulando dessa forma uma possível conversão. Este é apenas um dos motivos que justifica alimentar e manter atualizado continuamente o banco de dados dos consumidores e candidatos a clientes.

OTIMIZAÇÃO DA TAXA DE CONVERSÃO

 

A otimização da taxa de conversão (CRO, sigla em inglês) é uma tendência de marketing digital que gera excelentes resultados para os varejistas. A técnica leva ao aumento do volume de visitantes, conversões e vendas realizadas por meio do site da empresa.

A CRO conta com testes detalhados, que ajudam a conhecer melhor os visitantes de um site, uma vez que conseguem revelar, com bastante exatidão, como esses indivíduos interagem com a página. São pessoas que apenas bateram os olhos nos novos modelos de veículos da empresa? Chegaram perto de fazer uma compra? Deixaram o “carrinho de compras” pela metade? A CRO ajuda a responder essas questões.

Um exemplo da CRO em ação: se uma determinada página do site não estiver gerando os resultados esperados, podem ser testados diferentes designs novos. As modificações que aumentarem o tráfego ou as conversões dos visitantes podem ser aplicadas em definitivo à página.

DISPLAY ADVERTISING

 

Uma concessionária pode ter o site mais otimizado e de melhor design de toda a indústria automotiva, mas isso de nada adiantará se os esforços de marketing não forem voltados ao público-alvo correto. O investimento em recursos como o Facebook Ads e anúncios de display (aqueles colocados em sites) conseguem posicionar uma concessionária no momento certo muito perto daquelas pessoas que quer impactar, o que aumenta, em muito, as taxas de vendas.

E como isso acontece? Pela personalização. O marketing digital permite coletar dados online e offline dos consumidores e montar perfis. Com essas informações, são criados anúncios diferentes para cada tipo de público. E para uma concessionária, esta é uma ótima maneira de impactar aquele indivíduo que apresenta todos os indícios de que vai comprar o novo veículo da marca.

NÃO HÁ RECEITA ÚNICA

 

Mas o leitor pode perguntar: quais dessas técnicas devem ser utilizadas? Todas? Uma combinação de algumas? Quais? Infelizmente, não há uma receita pronta, uma vez que cada situação é distinta. Primeiramente, é preciso definir os objetivos da campanha de marketing digital, levando em conta o contexto em que a empresa está inserida, as condições que enfrenta e o momento pelo qual ela passa. Todos esses fatores sempre devem ser estudados à luz do posicionamento da empresa no mercado. Essa postura faz com que mesmo um plano aparentemente mirabolante se torne viável. A partir daí, a marca está pronta para traçar as estratégias ideais de marketing digital para atingir seus objetivos.

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Artigo publicado originalmente no Automotive Business

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