15 junho 2018

Quatro maneiras de adicionar conteúdo ao seu marketing

Neste artigo, discorri sobre quatro maneiras de produzir marketing de conteúdo, de forma a adicionar relevância perante os concorrentes.

Esta manhã eu acordei com 60 e-mails na caixa postal. Eu me deitei na cama e fui pela caixa de entrada apagando-os, como eu faço todo dia. Hoje eu sei que a maioria dos e-mails que recebo pela manhã são newsletters, promoções, e outras mensagens cujas quais eu já venho querendo me descadastrar há tempos, porque a quantidade e a frequência parecem esmagadoras. É muito para assimilar logo que acordo, todas as manhãs.

Este é um problema que todos os profissionais de marketing enfrentam. Você não só está gastando horas para criar, rever e enviar o e-mail ou mensagem de marketing perfeitos, você também está competindo contra 59 outros, todos lutando pela minha atenção ao mesmo tempo quando eu acordo e ainda estou um pouco grogue enquanto começo minha rotina matinal.

Sim – eu me inscrevi em muitos desses, mas porque as empresas não sabem minhas preferências (ou não estão honrando-as), percebo que seus conteúdos acabam no lixo. Por exemplo, tenho muito mais probabilidade de ler um e-mail marketing assim que estiver no trabalho e sentado na minha mesa, do que quando eu acabei de acordar. Uma vez que eu vejo e limpo tudo logo pela manhã, isso significaria que o e-mail teria que ser enviado depois de eu entrar no meu carro e antes de chegar à minha mesa.

Quando os profissionais de marketing pensam sobre o contexto, eles precisam pensar sobre o momento, a mentalidade e a experiência geral do consumidor com base no seu estado físico, emocional e mental atual. O contexto é crucial porque leva em conta todas essas condições e projeta de forma proativa uma maneira de superá-las e transmitir a mensagem em qualquer canal. Aqui estão quatro dicas para ajudá-lo a aumentar o contexto em suas mensagens de marketing.

1. Utilize dados históricos – Dependendo do parceiro que você utiliza, você deve conseguir acompanhar a eficácia do seu marketing para cada consumidor. Como mencionado no exemplo acima, se eu receber uma newsletter todos os dias no mesmo horário e a empresa vê que não estou abrindo o e-mail, pode ser hora de considerar tentar um novo horário para torná-lo mais contextualmente relevante para minha vida. Isso também pode incluir o monitoramento das horas em que eu pesquiso produtos online.

2. Vá Fundo nos Detalhes de Search – Ao comprar online e engajar-me com diferentes marcas, tudo o que escrevo na barra de pesquisa pode ser rastreado (de maneira conhecida ou anônima). Em vez de buscar por “sapatos”, eu comecei a digitar “sapatos azuis” e depois “sapatos azuis tamanho 40.” A cada pesquisa, estou dando à marca mais informações sobre minhas necessidades. Naquele momento, sou receptivo à compra de um produto muito específico. Sua próxima promoção (que, espero, seja rápida) deve incluir sapatos azuis do meu tamanho.

3. Utilize Padrões de Uso Cross-Device – As marcas com as quais eu estou envolvido devem ser capazes de entender como navego entre o meu tablet, celular, notebook e desktop, enquanto me envolvem com seu produto. Na verdade, essa é uma das coisas que eu amo sobre a Netflix. É uma interação perfeita que torna tudo mais fácil para mim como consumidor. Posso navegar do meu smartphone para a minha TV, voltando a assistir exatamente de onde eu parei. Da mesma forma com o marketing, as marcas devem ser capazes de me ajudar a voltar exatamente para onde havia saído, a fim de permanecer relevante para mim. Na verdade, dependendo da tecnologia implementada – algumas marcas podem até me enviar mensagens de acordo com o corredor do supermercado em que estou, me oferecendo o produto que eu preciso.

4. Pense Como Um Consumidor – Antes de planejar qualquer campanha, é bom sentar e pensar estrategicamente o que você quer dizer. Trabalhe com seu desenvolvedor de conteúdo para utilizar os perfis de seus clientes como uma maneira de adicionar conteúdo contextualmente relevante e atraente para cada momento. Faça perguntas para entender melhor o comportamento dos consumidores. Dependendo da quantidade de dados que você possui, pode enviar mensagens para eles em um momento em que eles estão mais receptivos, observando como estão interagindo com sua marca.

Como você pode ver, o contexto é importante. Os consumidores estão ocupados e recebem várias mensagens diariamente. Você pode realmente atingi-los ao compreender e ajustar sua mensagem para adicionar contexto, ao mesmo tempo em que leva em consideração as preferências, o momento e a maneira de pensar de cada consumidor.

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Publicado originalmente no Administradores.

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